Prefeitura aumenta a TAXA DE LIXO sem avisar a população

Taxa dos Serviços de Coleta e Disposição Final de Resíduos Sólidos na conta de água do cidadão aumentou a partir do mês de maio.

A Prefeitura Municipal de Maracaju AUMENTOU o valor da TAXA DE LIXO sem nenhuma comunicação prévia aos moradores de Maracaju.

Em Vista Alegre a surpresa foi maior, visto que segundo informações, a prefeitura não cobrava a TAXA DE LIXO dos moradores.

Muitos dos cidadãos estão pagando a conta de água sem perceberem o AUMENTO.

Entenda

No dia 30 de dezembro de 2016, sexta feira, no apagar das luzes, último dia do mandato do Prefeito Maurílio Azambuja foi publicado no Diário Oficial (DOM) o Decreto nº 268, com nova TABELA das TAXA DOS SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO para o ano de 2017.

O decreto foi publicado no dia 30/12/2016, mas o AUMENTO só começou a ser cobrado a partir do mês de maio, quando a população foi tomada de surpresa com o AUMENTO.

 

A prefeitura de Maracaju mantém contato com órgãos de imprensa para divulgarem os atos do município como obras, inaugurações e discursos, porém, não houve divulgação do aumento da Taxa de Lixo com o objetivo de preparar o bolso do cidadão Maracajuense e de Vista Alegre.

Muitos moradores surpresos entraram em contato com O Cidadão Alerta apresentando suas contas de água e confirmando o aumento de mais de 100% na TAXA DE LIXO.

Segundo a tabela do Decreto nº 268, o valor é determinado pela região e, em algumas houve o AUMENTO de 82%, sendo que em outras, mais de 100%.

O Cidadão Alerta teve acesso à arrecadação da TAXA DE LIXO, a qual é cobrada na conta de água do morador no período de 2015 a 2017. Ao fazer o comparativo de julho de 2015, julho de 2016 e julho de 2017 constatou que o aumento da arrecadação foi de quase 100% em relação aos anos de 2015 e 2016.

Já existem informações de que o MPE está apurando o suposto AUMENTO ABUSIVO DA TAXA DE LIXO, assim como também a legalidade do aumento através de Decreto Municipal.

O Cidadão Alerta entende que a PARTICIPAÇÃO DA OPINIÃO POPULAR é fundamental para o crescimento da economia, assim como serve de auxílio para que as autoridades municipais enxerguem de perto o desejo do cidadão, por isso realiza uma ENQUETE para saber se você é favorável ou não ao AUMENTO da TAXA DE LIXO nestas condições.

Até o fechamento desta matéria O Cidadão Alerta recebeu inúmeras reclamações de que este fim de semana NÃO houve a Coleta de Lixo.

MARACAJU: hoje, apenas 07 partidos estão aptos para confirmar pré-candidaturas a prefeito

5.7.2020

1/18
Please reload

Reinaldo Azambuja nomeia ex-secretário de MANDETTA com salário de R$ 15.888,47

02/07/2020

1/18
Please reload

mega_fone_cidadão..jpg

RW apresenta Noticiário ao vivo das 19h00 ás 20h00 a partir desta quarta feira

10.4.2019

1/5
Please reload