Simone, Moka e Chaves votam contra projeto que altera Lei de Abuso de Autoridade

Os três senadores de Mato Grosso do Sul votaram contrários ao projeto de lei que torna mais rigorosa a punição aos crimes de abuso de autoridade.

 

Os senadores Waldemir Moka (PMDB), Pedro Chaves (PSC) e Simone Tebet votaram “não” ao substitutivo apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB)  ao projeto de lei 85/2017, que modifica a Lei de Abuso de Autoridade.

 

O texto abrange atos que podem ser cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. Ele segue para a Câmara dos Deputados.

 

A senadora Simone lembrou que ajudou na articulação para tirar o projeto de votação no final do ano passado para que o projeto pudesse ser discutido com  representantes do Ministério Público, do Judiciário, da polícia e da sociedade civil organizada.

                                                                                                                

Serão punidas, por exemplo, práticas como decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem prévia intimação ao juízo; fotografar ou filmar preso sem seu consentimento ou com o intuito de expô-lo a vexame; colocar algemas no detido quando não houver resistência à prisão e pedir vista de processo para atrasar o julgamento.

 

O projeto prevê também punição para a popular carteirada. Conforme o parágrafo único do artigo 33, é crime utilizar-se do cargo ou função pública ou invocar a condição de agente público para se eximir de obrigação legal ou para obter vantagem ou privilégio indevido.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Em nova pesquisa, LENILSO CARVALHO (MDB) lidera disputa à prefeitura de MARACAJU

27.10.2020

1/18
Please reload

Juiz “INDEFERE” candidatura de SÉRGIO HARFOUCHE

27/10/2020

1/18
Please reload

mega_fone_cidadão..jpg

RW apresenta Noticiário ao vivo das 19h00 ás 20h00 a partir desta quarta feira

10.4.2019

1/5
Please reload