Selo para Agricultura Familiar que nasceu em Maracaju vira lei em Mato Grosso.

06/06/2017

Mato Grosso é o primeiro Estado a adotar projeto do médico Veterinário Rodrigo Olegário.

Campo Grande(MS) - Uma iniciativa de um morador de Maracaju vira lei e pode ser considerada a salvação da economia e dos pequenos produtores. O Médico veterinário Rodrigo Olegário, realiza palestras em diversas cidades do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Piuaí. Apresentando uma ideia aplicada em 1997 através do selo de certificação para produtos de pequenos agricultores de Maracaju  em 2010 e ainda o  selo da Linguiça, queijo e salames. Olegário em depoimento concedido a Radiowebms, diz que antecipou a instrução normativa 16 do Ministério da Agricultura.

 

Que hoje permite o levantamento de um  anexo junto a residência do produtor, seria para a atividade da agricultura familiar como produção de Queijo por exemplo. Depois de quase três anos explicando como funciona o selo de certificação da Agricultura em mais de 12 estados,  Rodrigo Olegário diz que a burocracia da máquina pública  impede que o pequeno produtor passa vender para o comercio de sua região. Mas o quadro está mudando para melhor.

 

Baseada na implantação da certificação da Agricultura Familiar os deputados do Mato Grosso aprovaram no final do mês de maio, passado, medida semelhante para a confecção  de produtos de origem animal, o SUSAF

 

Olegario espera que na regulamentação de lei em Mato Grosso o pequeno posse ter sua agroindústria Liberada e que possa vender seus produtos no comercio local, E depois a nível Nacional. A medida deve ainda abranger aos produtos artesanais dos pequenos agricultores.

 

Rodrigo Olegário, mora em Campo Grande e passa maior parte, ministrando palestras sobre o sucesso do selo de certificação da Agricultura Familiar, que rendeu prêmio Nacional do Sebrae  para a cidade de Maracaju. O projeto já tem apoio de Rede Coop que congrega mais de mil pequenos agricultores em Mato Grosso.

Ouça a reportagem da Rádiowebms;

 

João Flores Junior

Foto Divulgação.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

MARACAJU: ex-prefeito CELSO VARGAS (inelegível) declara apoio a MARCOS CALDERAN

24.10.2020

1/18
Please reload

ANTÔNIO JOÃO: Juíza “indefere” registro de 12 candidatos do PSDB

23/10/2020

1/18
Please reload

mega_fone_cidadão..jpg

RW apresenta Noticiário ao vivo das 19h00 ás 20h00 a partir desta quarta feira

10.4.2019

1/5
Please reload