Mandatos de vereadores e prefeitos podem ir até 2022

08/05/2019

A proposta de ampliar em dois anos o mandado dos atuais prefeitos e vereadores em todo o país pode beneficiar o prefeito Maurílio Azambuja e atuais vereadores de Maracaju.

O sonho de chegar à Câmara de Vereadores ou a cadeira de prefeito em todas as cidades brasileiras poderá ser adiado para muitos pretensos candidatos se for aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), cujo objetivo é prorrogar até 2022 os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país, que estão previstos para serem concluídos no ano que vem.

 

No CONGRESSO NACIONAL, alguns parlamentares sinalizaram favoráveis ao que foi sugerido pelo senador baiano Ângelo Coronel (PSD), o objetivo é unificar as eleições para todos os cargos serem ocorridas em 2022.

 

Atualmente, há no Brasil eleições de dois em dois anos. Em uma se elege presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, como ocorreu em 2018. No outro pleito, são escolhidos os prefeitos e os vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

 

O senador Ângelo Coronel articula a possibilidade de ampliar o tempo de mandato desses prefeitos e vereadores para seis anos.

 

Além do senador, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) apresentou esse ano a PEC 49/2019 com a mesma proposta.

 

A PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados no dia 12 de abril de 2019, durante a "Marcha dos Prefeitos" em Brasília.

 

A proposta vem ganhando força no CONGRESSO NACIONAL, já que, no entendimento da maioria dos deputados e senadores, a alteração unificaria todos os pleitos eleitorais em um só ano, reduzindo gastos e interrupções em trâmites legislativos e executivos.

 

Fontes: ovigilantems.com.br e www.topmidianews.com.br

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

MARACAJU: ex-prefeito CELSO VARGAS (inelegível) declara apoio a MARCOS CALDERAN

24.10.2020

1/18
Please reload

ANTÔNIO JOÃO: Juíza “indefere” registro de 12 candidatos do PSDB

23/10/2020

1/18
Please reload

mega_fone_cidadão..jpg

RW apresenta Noticiário ao vivo das 19h00 ás 20h00 a partir desta quarta feira

10.4.2019

1/5
Please reload