MARACAJU: março é o mês para os vereadores trocarem de partidos sem perder os mandatos

06/02/2020

Por enquanto, há apenas especulações a respeito da mudança de partidos dos vereadores de MARACAJU-MS.

Este ano (2020), os partidos políticos não poderão mais realizar coligações para as eleições proporcionais (vereadores).

 

Em Maracaju, cada partido poderá lançar 19 candidatos para disputar a vaga de vereador, sendo 13 vagas para homens e 06 vagas para mulheres ou vice-versa.

 

Do dia 5 de março ao dia 3 de abril, ocorre o período da chamada JANELA PARTIDÁRIA, quando os vereadores poderão mudar de partido por justa causa, para concorrerem nas eleições MAJORITÁRIAS ou PROPORCIONAIS sem perder o mandato.

 

Confira abaixo a situação partidária de cada vereador:

 

 

VEREADOR HÉLIO ALBARELLO, eleito pelo MDB com 934 votos, é considerado o vereador mais experiente da Câmara Municipal, experiência esta que já garantiu ao vereador a presidência da Câmara por três mandatos consecutivos. Devido esta experiência, especuladores apostam que é um dos únicos vereadores que tem a sua reeleição garantida. Certamente o vereador Hélio Albarello NÃO irá abandonar a sigla, ou seja, irá permanecer no MDB.

 

 

VEREADOR VERGÍLIO DA BANCA eleito pelo MDB com 543 votos, supostamente é outro vereador que se manterá no MDB, até mesmo devido a sua proximidade com o atual prefeito Dr. Maurílio Azambuja, além de que o MDB é um dos poucos partidos que conseguirá alcançar o QUOCIENTE PARTIDÁRIO com tranquilidade e assim eleger dois ou mais vereadores. Vale destacar que em 2017 o vereador Vergílio da Banca foi que mais fez uso de diárias.

 

VEREADOR NEGO DO POVO, eleito pelo PSDB com 1155 votos, foi considerado o grande campeão de votos em 2016. O vereador ensaiou uma candidatura para prefeito, mas foi retirado logo de cena, já que o seu nome foi desgastado nas redes sociais quando da nomeação de sua esposa na Assembleia Legislativa como assessora do Deputado Estadual Felipe Orro, além de sua APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. Mesmo diante destes fatos, o vereador Nego do Povo pode ser considerado um vereador eleito, devido a sua atuação com os projetos sociais.  A sua permanência no PSDB ainda é dúvida, enquanto isso, aguardemos o fechamento das janelas partidárias.

 

 

VEREADORA MARINICE PENAJO eleita pelo PSDB com 1115 votos é a vereadora que mais faltou sessão no ano de 2019. Sendo que não esteve presente nas duas últimas sessões daquele ano (votação do ORÇAMENTO 2020). Chegou a ser ventilado entre os bastidores, que a vereadora iria renunciar o seu mandato em 2109, o que não aconteceu. A vereadora poderá permanecer no PSDB, mas muitos não acreditam que ela possa ser candidata nas eleições 2020.

 

 

VEREADORA ELIANE SIMÕES eleita pelo PSDB com 1062 votos, já foi vice-prefeita de Dr. Maurílio Azambuja. A vereadora busca uma oportunidade para lançar o seu nome como candidata a prefeita de Maracaju. Diante dessa situação, a vereadora poderá permanecer no PSDB e se candidatar a vereadora, ou então, sair do PSDB para buscar uma candidatura para prefeita em outro partido, já que o PSDB Regional pretende apoiar uma pré-candidata de outro partido (DEM).

 

 

VEREADOR JOÃOZINHO ROCHA eleito pelo PDT com 891 votos. O vereador tem a seu favor a sua atuação na tribuna de forma expressiva em favor do povo, além de prestar serviço social à comunidade. Com a proibição de coligações partidárias e o risco do PDT não conseguir montar o partido para eleger sequer um vereador, é certeza a saída do vereador João Rocha do PDT. O que não se pode afirmar é qual será o partido, pois o mesmo tem defendido o governo do Prefeito Maurílio Azambuja, mas, tem proximidade com a equipe do Governador Reinaldo Azambuja. Diante disso, só existe uma certeza: Que o vereador João Rocha não permanecerá no PDT.

 

 

VEREADOR LAUDO SORRILHA eleito com 842 votos pelo PDT, considerado o campeão de votos proporcionalmente, enfrenta o mesmo dilema do vereador acima, já que o PDT não se manifesta em formar uma legenda para eleger vereador. Com certeza, Laudo também sairá do PDT. Segundo especulações, irá retornar ao PSDB a convite do Governador Reinaldo Azambuja. O vereador tem feito um mandato discreto e com muita cautela, pois conforme suas próprias declarações, já “se elegeu, perdeu e retornou”, somando uma experiência que já garantiu ao mesmo a Secretaria da Mesa por quatro vezes, sendo duas consecutivas.

 

 

VEREADOR NENÊ DE VISTA ALEGRE eleito com 562 votos pelo PDT, já acenou que irá deixar o partido devido à dificuldade de QUOCIENTE PARTIDÁRIO por parte do PDT. O vereador é um dos poucos que tem uma base eleitoral sólida, pois tem sido um defensor dos direitos dos moradores de Vista Alegre. A única certeza é que o vereador irá para um partido da base do prefeito, já que hoje é líder do governo. Nenê de Vista Alegre tem sido o sonho de consumo de alguns candidatos a prefeito para ser vice-prefeito na chapa majoritária.

 

VEREADOR CATITO eleito pelo DEM com 869 votos, só conseguiu garantir a sua eleição devido à coligação na proporcional com o PSB. Alguns afirmam que o mesmo pretende deixar o DEM, o que parece impossível, já que hoje, o vereador Catito é o homem de confiança do Deputado Estadual Zé Teixeira (DEM). O vereador teve sua imagem desgastada na rede social quando na nomeação de sua esposa para o governo do estado, bem como, sem saber que a câmera esta ligada proferiu ameaças ao jornalista.

 

 

 

VEREADOR ROBERT ZIEMMAN eleito pelo PSDB com 786 votos, com certeza irá permanecer no partido, pois além de contar com aliados no partido, tem uma ótima relação com o Governador Reinaldo Azambuja.

 

 

 

 

VEREADOR PROFESSOR DADA eleito com 394 votos pelo PSDC, também enfrenta o dilema da formação do partido para que possa garantir a ele o QUOCIENTE PARTIDÁRIO, e caso isto não aconteça, irá deixar o partido e acompanhar uma das bases do prefeito Maurílio Azambuja. Segundo especulações (sem nenhuma certeza), existem os comentários de que o vereador irá se filiar ao PL, partido que irá compor a base do prefeito. O Vereador Professor Dada teve como auge do seu mandato o fato de ser flagrado por duas vezes pilotando sem habilitação. No restante, em 2019, O Cidadão Alerta registrou apenas uma vez em que o mesmo usou a tribuna para apresentar requerimento.

 

 

VEREADOR JEFERSON LOPES eleito pelo PT com 401 votos, é o presidente atual da sigla, e como a coligação partidária na proporcional está proibida, o vereador está tentando estruturar o PT para eleger no mínimo um vereador. Com sua eleição para presidente, aconteceu um racha interno e houve a desfiliação de algumas lideranças.

 

 

 

 

 

VEREADOR TOTON PRADENCE eleito pelo PSB com 479 votos, ainda aguarda a definição de sua legenda. Ocorre que o PSB agora tem uma nova presidente que está se esforçando para fortalecer e estruturar o PSB. Caso o partido se estruture, o vereador Toton Pradence poderá permanecer, mas se a nova presidente não conseguir aglutinar candidatos para as eleições de 2020, o vereador deixará o partido e poderá concorrer por um dos partidos ligados ao Prefeito Dr. Maurílio Azambuja, já que tem sido um defensor da administração municipal.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

MARACAJU: LENILSO CARVALHO (MDB) lidera disputa à prefeitura com 38,90% na estimulada, aponta LONDON PESQUISAS

21.10.2020

1/18
Please reload

A partir do recebimento da denúncia, STJ pode afastar REINALDO AZAMBUJA a qualquer momento

16/10/2020

1/18
Please reload

mega_fone_cidadão..jpg

RW apresenta Noticiário ao vivo das 19h00 ás 20h00 a partir desta quarta feira

10.4.2019

1/5
Please reload